workshop de retrospectivas ágeis com Paulo Caroli e TC Caetano foi uma imersão prática que mostrou o real propósito desta atividade, que é essencial em projetos. Quem tiver a oportunidade de participar não irá se arrepender.
A seguir coloco meu ponto de vista sobre retrospectivas e um pouco do que aprendi no workshop.
Seja ágil no seu dia a dia
Utilizo o agileretroactivities.blogspot.com.br e o funretrospectives.com sempre como referência sobre retrospectivas e facilitação ágil. Você encontra dentro do blog o dia a dia do Caroli e do TC usando facilitação como pedra fundamental nos projetos. Um blog super prático, um handbook.
Retrospectivas é prática
Saber facilitar uma retrospectivas necessita de preparação, mas isto não significa fazer uma apresentação com slides.
O importante é: focar nas pessoas! e escutar! O kit de retrospectivas ágeis do Caroli/TC pode te ajudar a planejar as retrospectivas. Este kit é extenso e conta com mais de 33 atividades diferentes, divididas por tipos como energizer; norming; data gathering.
Sugiro que você escolha uma atividade aqui e “rode” com seu time. experimente sempre.
Lembre-se da preparação que é muito importante!!! Retrospectivas sem propósito é desperdício. Uma leitura legal sobre desperdício é o livro REWORK!
Como eu Gorski faço minhas retrospectivas?
Nos times que facilito pela primeira vez retrospectivas eu utilizo a seguinte agenda:
- Prime Directive , Um ponto muito importante aqui! A directiva primaria contextualiza a atividade e deixa as pessoas mais vontade. Leia esta directiva em voz alta para todos, no inicio da reunião.
- ZIP ZAP ZOOM, este é para acordar o pessoal! :) muito bom este energizer!!! segue a foto do Caroli rodando ela no palco do Agile Brazil 2013 em Brasilia:
- Open the box , Esta parte é onde o time mostra o propósito da retro. Acho esta atividade muito completa para times iniciantes.
- Feedback e ROI , para finalizar. Entenda se o pessoal gostou ou não da atividade.
Conclusão, Opinião e Recomendação:
Workshop de Retrospectivas (Kit de retrospectivas ágeis) do Paulo Caroli e do TC Caetano é extremamente recomendado. Isto mesmo que você já tenha experiência prévia com metodologias ágeis(Scrum, XP, SAFe, ScrumXP, Lean Software Development).
Aprendi muito sobre “foco em pessoas no lugar de processos e ferramentas” , e assim vou desvendando como interpretar o manifesto ágil.
Quer participar? O proximo é em dezembro no BA Brazil: http://babrazil2013_preconf_thoughtworks.yubi.me
Caso queira aprender mais um livro que já li e recomendo é o The Retrospective HandBook do Patrick Kua (kindle).
No seguinte link tem as outras fotos do evento: http://www.flickr.com/photos/gorski/
Gostou? De sua opinião! Escrevi também sobre o curso de CSM Certified Scrum Master da K21.